Sábado, 24 Junho 2017

Presidente do SINDESEI/DF é Nomeado em Comitê do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Destaque

O Presidente do SINDESEI-DF, Charles Dickens, foi nomeado representante titular da Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC) no Comitê Temático de Tecnologia e Inovação do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – FPMPE, da Secretária Especial da Micro e Pequena Empresa do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, que iniciará os trabalhos ainda este mês.

A finalidade do Comitê é  identificar, analisar e propor medidas para acesso a novas tecnologias e inovação de processos, produtos e serviços das microempresas e empresas de pequenas empresas. As reuniões serão bimestrais e terá mandato de 2 anos.

• Câmara de TI da Fecomércio participa de evento na OAB

O presidente da Câmara de Tecnologia da Informação e Comunicação da Fecomércio, Marco Túlio Chaparro, e o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços de Informática do Distrito Federal (Sindesei-DF), Charles Dickens, presidiram o painel sobre a Decadência Tributária no Tribunal Administrativo de Recursos Fiscais (TARF), durante encontro entre a OAB-DF e o TARF-DF. O debate ocorreu nesta sexta-feira (2), na sede da OAB-DF. Na oportunidade, Chaparro aproveitou para explicar aos presentes como funciona a câmara de TI da Fecomércio e qual a importância do setor de tecnologia para a cidade.

• eventooab-
    • eventooab

• SINDESEI/DF e as principais entidades de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) enviam manifesto ao Senado em defesa da aprovação da Reforma Trabalhista.

O SINDESEI-DF, em conjunto com outras expressivas associações e sindicatos do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), enviou a todos os senadores mensagem defendendo a aprovação da Reforma Trabalhista (PLC nº 38/2017), considerando-a essencial para a inclusão do trabalhador brasileiro na Era Digital.

A seguir, a íntegra da mensagem encaminhada aos senadores e senadoras.

A Era da Economia Digital, baseada no conhecimento e nos dados, vem se intensificando e produzindo transformações na oferta de bens e serviços, tangíveis e intangíveis. As ferramentas computacionais de hardware e software se tornam companhias inseparáveis nas nossas vidas e a Internet o grande espaço de troca e colaboração entre indivíduos e empresas com velocidade até então inimagináveis.

Diante deste cenário, há o surgimento de um novo trabalhador com perfil diverso do trabalhador da era industrial, orientado pela consecução de objetivos ao invés de rotinas fixas e repetitivas e cujas atividades são centradas na criação de soluções para a resolução de problemas. O trabalho, neste cenário, também deixa de estar adstrito a um ambiente físico determinado. O novo profissional não vê jornadas de trabalho diferenciadas como um problema, mas almeja também flexibilidade e equilíbrio entre profissão e vida pessoal.

O atendimento dessas expectativas requer a aprovação das mudanças propostas no Projeto de Lei da Câmara nº 38/2017, que garantem relações contratuais saudáveis entre trabalhador e empresa e atendem aos anseios dos profissionais do futuro. A competitividade do Brasil depende da redução do ônus sobre o trabalho e das medidas modernizantes que são transformacionais para incluir a atuação desse trabalhador do conhecimento em nossa CLT, tais como:

a) O fortalecimento da segurança jurídica no Brasil, fundamental para a retomada dos investimentos e do empreendedorismo para a geração de renda e empregos
    b) O fortalecimento dos acordos e convenções coletivas;
    c) O reconhecimento da autonomia negocial de trabalhadores qualificados e bem remunerados;
    d) A normatização do Teletrabalho (também designado de trabalho remoto) e Home Office para garantia de segurança jurídica nesta modalidade laboral;
    e) A instituição do contrato de trabalho por prazo intermitente;
    f) A plena e definitiva quitação dos direitos oriundos da relação laboral, com segurança jurídica às partes envolvidas, por meio do fortalecimento dos sindicatos e do Ministério do Trabalho.

Entendemos, assim, que o momento é oportuno e propugnamos aos nobres Senadores pela rápida deliberação do Projeto de Lei aprovado pela Câmara dos Deputados a fim de que tenhamos um marco legal que traga maior segurança jurídica e que reduza a litigiosidade exacerbada, evidenciada por 4,0 milhões de novos processos por ano, 3,9 milhões de processos em estoque, e uma despesa de R$ 13,1 bilhões com a Justiça do Trabalho, recursos estes que já geram R$ 24,9 bilhões de reservas de balanço nas 36 maiores empresas de capital aberto.

Enfatizamos, por fim, nosso engajamento em prol do melhor interesse do Brasil e nossa pronta atuação para defender a segurança jurídica e o robustecimento do ambiente de negócios para que a confiança dos agentes econômicos se materialize em crescimento!

Assinam:
    • ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software
    • Abranet – Associação Brasileira de Internet
    • Acate – Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia
    • Assespro Nacional – Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação
    • Brasscom – Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação
    • Fenainfo – Federação Nacional das Empresas de Informática
    • Internet Sul - Associação dos Provedores de Serviços e Informações da Internet
    • Seinepe – Sindicato das Empresas de Internet do Estado de Pernambuco
    • Seinergs – Sindicato das Empresas de Internet do Estado do Rio Grande do Sul
    • Seinesba – Sindicato das Empresas de Internet do Estado da Bahia
    • Seinesp – Sindicato das Empresas de Internet do Estado de São Paulo